Saturno pode ser observado a olho nu desde a madrugada de hoje, 2

Por volta de 3 horas, o planeta gasoso atingiu sua oposição máxima à Terra, ou seja, ele e a Terra ficaram o mais próximo possível. A olho nu, não é possível ver os anéis, as luas e os detalhes de Planeta

19:59 | Ago. 02, 2021

Apesar da proximidade máxima, Saturno ainda ficou em torno de 1,34 bilhão de quilômetros de distância da Terra (foto: NASA/JPL/Space Science Institute)

Saturno pode ser observado a olho nu desde a madrugada de hoje, segunda-feira, 2 de agosto (02/08). Por volta de 3 horas, o planeta gasoso atingiu sua oposição máxima à Terra, ou seja, ele e a Terra ficaram o mais próximo possível. Saturno tem se aproximado há alguns dias, por isso já era possível vê-lo no céu, mas com pouca intensidade.

A olho nu, não é possível ver os anéis, as luas e os detalhes de planeta, sendo necessária utilização de telescópio para observar estes aspectos. Apesar da proximidade máxima, Saturno ainda ficou em torno de 1,34 bilhão de quilômetros de distância da Terra. Em média, essa longitude é de 1,5 bilhão de quilômetros. As informações são do portal Band.

Saturno: o planeta gasoso

Saturno é classificado com um “planeta gasoso” ou “joviano”. Segundo o artigo “Formação de um planeta gigante”, dos pesquisadores estadunidenses Gennaro D'Angelo e Jack J. Lissauer, os termos se referem a planetas grandes (em diâmetro ou massa) compostos principalmente por gases.

Além de Saturno, outros planetas do Sistema Solar são gasosos: Júpiter, Urano e Netuno. Já a Terra é categorizada como um planeta rochoso, mais próximo do Sol e de maior densidade.

Por volta de 3 horas, o planeta gasoso atingiu sua oposição máxima à Terra, ou seja, ele e a Terra ficaram o mais próximo possível. A olho nu, não é possível ver os anéis, as luas e os detalhes de planeta