Britney Spears fala em audiência contra tutela do pai: "Ele deveria estar na prisão"

Desde 2008, a cantora vive sob a tutela do pai, que gerencia todos os negócios, patrimônio e assuntos pessoais

08:47 | Jun. 24, 2021

Britney declarou que precisa se afastar da carreira para cuidar da saúde mental (foto: Reprodução Instagram)

A cantora Britney Spears falou pela primeira vez sobre como foi tratada ao longo dos últimos anos pela família. Em audiência no tribunal de Los Angeles nesta quarta-feira, 23, a artista frisou em depoimento que quer que o pai, Jamie Spears, deixe de controlar a sua vida: "É desmoralizante tudo que passei. Só quero minha vida de volta". Profundamente triste, Britney chegou a comparar sua situação com a de uma vítima de tráfico sexual.

"Já se passaram 13 anos e isso já é o suficiente. Eu guardei isso por tanto tempo, mas isso não é bom para o meu coração", declarou a artista logo no começo do depoimento, realizado através de uma chamada de vídeo. Ao longo da sessão, Britney revelou questões como os níveis de controle que sua família exerce em sua vida.

Confira áudio do depoimento da cantora na íntegra:

A cantora revelou que sua equipe não permitiu que ela realizasse o sonho de se casar com Sam Asghari e ter mais filhos, pois foi obrigada a implantar um método anticoncepcional. “Eu tenho um DIU dentro de mim para que eu não fique grávida, e não posso ir ao médico retirá-lo. Minha equipe não quer que eu tenha mais crianças”, contou.

Outra revelação feita foi em relação a sua turnê realizada em 2018. Segundo Britney, ela foi forçada a realizar os shows e teve sua medicação alterada. “Não apenas minha família não fez nada, como meu pai foi totalmente a favor”, disse. Ao detalhar a fase, comparou a situação com tráfico sexual. “Na Califórnia, a única coisa parecida com isso é chamada de tráfico sexual, fazer alguém trabalhar contra sua vontade, retirar todos os seus bens, cartão de crédito, dinheiro, telefone, passaporte”, ponderou.

A cantora declarou, ainda, que Jamie Spears “amou a sensação de estar no controle da sua vida” e reforçou o desejo de que os envolvidos em sua condição respondam criminalmente pelo que fizeram. “Eu honestamente gostaria de poder processar minha família […] Meu pai e qualquer pessoa envolvida nesta tutela, incluindo meu empresário… Eles deveriam estar na prisão”, frisou.

De acordo com a artista, ela precisa dar um tempo na carreira e ter uma vida normal. "Trabalhei a minha vida inteira. Eu mereço um intervalo de dois a três anos. Me sinto cercada, intimidada, deixada de lado e sozinha. Cansei de me sentir sozinha. Mereço ter os mesmos direitos, ter um filho ou qualquer uma dessas coisas."

Na audiência, compareceram virtualmente os advogados da cantora e de Jamie Spears, além da mãe da cantora, Lynne Spears. Fãs e admiradores demonstraram seu apoio à cantora pela internet com a hashtag #FreeBritney. Nesta quarta, diversos fãs também realizaram manifestações nas ruas de Los Angeles para mostrar apoio à artista.

Entenda o caso

 

Em 2008, Britney passou a viver sob tutela gerenciada por seu pai. A condição se deu em razão de uma série de acontecimentos na vida da artista. Em 2006, a cantora terminou o casamento de dois anos com o dançarino Kevin Federline, com quem teve seus dois filhos. Durante a época das brigas juduciais, Britney engatou uma vida em festas, muitas vezes situadas nas cidades de Los Angeles e Las Vegas.

Em 2007, a cantora recebeu mais atenção da mídia do que nunca. Em ocasião, Britney foi fotografada enquanto raspava a cabeça em um salão de beleza de Los Angeles. Anos depois, o ex-empresário da cantora chegou a afirmar que a cantora raspou a cabeça porque temia que seus cabelos fossem usados em exames de drogas. No mesmo ano, irritada pelo assédio dos paparazzi, chegou a atacá-lo com um guarda chuva.

A partir disso, a artista passou por várias internações em clínicas de reabilitação e perdeu a guarda dos filhos para o ex-marido. Em 2008, Britney se negou a entregar os filhos para o Kevin Federline. À força, ela foi internada em um hospital psiquiátrico e perdeu o direito de ver os filhos. Por conta disso, Jamie Spears recebeu a tutela dos negócios, patrimônio e assuntos pessoais da filha.