PUBLICIDADE
Notícias

UE deve ampliar duração de sanções contra a Rússia

10:30 | 14/12/2015
A chefe da política externa da União Europeia, Federica Mogherini, disse que o bloco permanece disposto a ampliar a duração das sanções contra a Rússia, ainda que nenhuma decisão sobre o assunto seja tomada nesta segunda-feira.

"Eu não vejo grandes problemas para qualquer dos Estados-membros sobre a decisão política", disse Mogherini, a caminho de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da UE. "Isso está na mesa do Conselho Europeu", afirmou ela, referindo-se à reunião dos líderes dos países do bloco.

Na semana passada, a Itália bloqueou uma decisão para ampliar as restrições econômicas em seis meses, até julho de 2016. Diplomatas da UE, porém, esperavam que o assunto fosse retomado nos próximos dias.

O ministro das Relações Exteriores italiano, Paolo Gentiloni, disse concordar que a UE deve chegar a uma decisão sobre as sanções à Rússia nesta semana. "Todos reconhecem que as sanções à Rússia estão ligadas à implementação de [o acordo de] Minsk", afirmou a autoridade, referindo-se a um documento firmado entre a Ucrânia, a Rússia e outras partes para acabar com a violência no leste ucraniano.

Mogherini também confirmou que a UE planeja abrir nova frente em seu diálogo para a inclusão da Sérvia no bloco. Além disso, pretende ainda abrir consultas sobre um novo capítulo para a trajetória da Turquia de tentar ingressar na UE.

O bloco negocia a entrada da Sérvia desde o início de 2014. No caso da Turquia, os líderes da UE prometeram no mês passado abrir negociações sobre um novo capítulo, na longa trajetória da tentativa turca de ingressar no bloco. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS