PUBLICIDADE
Notícias

Turquia vai retirar mais tropas do Iraque, a pedido dos EUA

08:25 | 20/12/2015
A Turquia afirmou que vai retirar mais tropas do norte do Iraque e reconheceu que houve falha de comunicação com o governo iraquiano. Na noite deste sábado, o Ministério de Relações Exteriores da Turquia anunciou que "reconhecendo as preocupações do Iraque e em conformidade com as exigências da luta contra o Estado Islâmico, vamos continuar a remover forças militares da província de Nínive".

A decisão foi tomada após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligar para o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na sexta-feira e pedir que ele "tomasse medidas adicionais para reduzir as tensões com o Iraque"

As disputas entre Ancara e Bagdá vêm provocando um retrocesso nos esforços dos Estados Unidos de acelerar a luta contra os extremistas do Estados Islâmico. A Turquia começou a retirada de suas tropas próximas de Mossul, cidade controlada pelos extremistas, no início dessa semana. No entanto, o governo de Bagdá, que considera ilegal o envio dos soldados turcos, pediu a retirada imediata de todas as tropas da Turquia de seu território em reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

A tensão entre os dois países irrompeu no início deste mês, após a Turquia reforçar sua presença na região de Bashiqa, onde tropas sunitas e curdas são treinadas para lutar contra o Estado Islâmico. A Turquia tem tropas estacionadas no local desde o ano passado. Fonte: Associated Press.

TAGS