PUBLICIDADE
Notícias

Turquia diz ter prova de envolvimento russo no tráfico de petróleo do EI

"Temos provas. Vamos começar a revelá-las ao mundo", afirmou em um discurso o presidente islamita conservador turco Recep Tayyip Erdogan

08:51 | 03/12/2015

O presidente islamita conservador turco Recep Tayyip Erdogan afirmou nesta quinta-feira, 3, dispor de provas de envolvimento da Rússia no tráfico de petróleo do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria.

"Temos provas. Vamos começar a revelá-las ao mundo", afirmou em um discurso ante sindicalistas em Ancara, citando principalmente o nome do empresário sírio George Haswani, "titular de um passaporte russo"

Erdogan também chamou de imorais as acusações russas de que sua família está envolvida em um suposto tráfico de petróleo com o EI. "A parte imoral desta tema é envolver minha família no assunto", acrescentou.

A Rússia denunciou nesta quarta-feira, 2, que Erdogan e sua família estão diretamente envolvidos no tráfico de petróleo com a organização Estado Islâmico.

"O principal consumidor do petróleo roubado de proprietários legítimos, a Síria e o Iraque, é a Turquia. Depois de informações obtidas, a classe dirigente política, com o presidente Erdogan e sua família, está envolvida neste comércio ilegal", acrescentou diante de cerca de 300 jornalistas. "O cinismo do governo turco não tem limites", acrescentou.

 

 

AFP

TAGS