PUBLICIDADE
Notícias

'Software' especial detectou polêmico pagamento de Blatter a Platini

O 'software', desenvolvido na Suíça, é capaz de analisar muito rapidamente milhares de contas, "particularmente aquelas com titulares múltiplos"

18:15 | 21/12/2015

Os investigadores da FIFA usaram um programa informático especial para órgãos de controle financeiro com o objetivo de detectar o pagamento de dois milhões de francos suíços (1,8 milhão de euros), que resultou na suspensão por oito anos de Joseph Blatter e Michel Platini.

O 'software', desenvolvido na Suíça, é capaz de analisar muito rapidamente milhares de contas, "particularmente aquelas com titulares múltiplos", destacou uma fonte próxima à FIFA. O programa indica os nomes das pessoas que aparecem em uma conta sem ser o titular principal da mesma.

[SAIBAMAIS 2] Uma versão similar do programa está sendo usada pela Autoridade Alemã dos Mercados Financeiros (BAFIN). "É capaz de analisar rapidamente milhares de contas e detectar qualquer transação suspeita", destacou a fonte, que pediu para ter sua identidade preservada.

A justiça interna da FIFA sancionou nesta segunda-feira com oito anos de afastamento de qualquer atividade relacionada com o futebol o presidente da entidade, Joseph Blatter, e seu vice, Michel Platini, também presidente da UEFA. Em 2011, Blatter pagou a Platini dois milhões de euros por supostos trabalhos de assessoria, feitos entre 1999 e 2002.

Os dois dirigentes defenderam a existência de um contrato oral por este trabalho no valor de um milhão de francos anuais, embora nunca se chegou a pagar a quantia completa. O tribunal da FIFA sancionou os dois dirigentes por "abuso de poder", "conflito de interesses" e "gestão fraudulenta".

AFP
TAGS