PUBLICIDADE
Notícias

Poluição provoca alerta vermelho em 10 cidades chinesas

No início de dezembro, o município de Pequim decretou um "alerta vermelho" por poluição

07:25 | 24/12/2015
Pelo menos 10 cidades e uma província da China estavam em "alerta vermelho" nesta quinta-feira em consequência da poluição do ar, com amplas áreas do norte do país sob uma espessa névoa de contaminação pela quarta vez em um mês.

A província de Shandong, entre Pequim e Xangai, que tem 96 milhões de habitantes, decretou na quarta-feira pela primeira vez o alerta vermelho para o conjunto de seu território.

Pelo menos 10 cidades adotaram a mesma medida para enfrenta a nuvem poluente que cobre regiões do norte, nordeste e centro da China.

Xinxiang, na província de Henan (centro), foi uma das cidades a decretar alerta vermelho. A concentração de partículas PM2,5, muito perigosas para a saúde porque penetram profundamente nos pulmões, se aproximava nesta quinta-feira de 730 microgramas por metro cúbico, segundo as autoridades provinciais.

O número significa um resultado quase 30 vezes acima do limite de 25 recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma exposição de 24 horas.

No início de dezembro, o município de Pequim decretou um "alerta vermelho" por poluição e voltou a adotar a medida na semana passada, com ações excepcionais, com restrições ao tráfego de automóveis e o fechamento de fábricas.
 
AFP
TAGS