PUBLICIDADE
Notícias

Ministros da UE apoiam iniciativa para combater o financiamento a terroristas

18:35 | 08/12/2015
Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) concordaram amplamente com a iniciativa da França para melhor rastrear e congelar o financiamento a terroristas no bloco, um esforço que tem sido tomado na esteira dos atentados em Paris.

Na próxima semana, a Comissão Europeia vai detalhar propostas específicas para limitar movimentos ilegais, congelar ativos e melhorar o compartilhamento de informações de inteligência - como solicitado pela França, que tem liderado os esforços do bloco para desmantelar grupos terroristas.

"Ministros concordaram em trabalhar na luta contra o financiamento de terroristas como uma prioridade imediata", disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, na sequência de uma reunião com as autoridades em Bruxelas.

O bloco já concordou em aumentar o rigor das leis contra a lavagem de dinheiro no começo do ano, mas os governos têm até 2017 para implementar as regras. O governo francês quer uma implementação mais rápida das medidas.

O ministro das Finanças da França, Michel Sapin, afirmou que houve um amplo acordo das medidas. "A França está satisfeita", disse Sapin após a reunião. "A Comissão Europeia e os países da UE vão acelerar os esforços, e a cooperação entre os serviços será melhorada", concluiu.

A Comissão Europeia vai discutir os detalhes dos acordos na próxima semana para verificar se eles podem ser concluídos em uma reunião em janeiro.

O documento pede o estabelecimento de registros nacionais de contas bancárias que possam ser acessados pela polícia em caso de rastreamento de terroristas. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS