PUBLICIDADE
Notícias

Índia: produção industrial atinge nível mais alto em mais de 5 anos em outubro

11:45 | 11/12/2015
O crescimento da produção industrial da Índia acelerou para o seu nível mais alto em mais de cinco anos em outubro, apesar de parte desta expansão ter sido impulsionada por uma demanda sazonal.

A produção de fábricas, mineradoras e utilidades subiu 9,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, um forte aumento na comparação com o dado revisado de setembro (de +3,6% para +3,8%) e maior do que as expectativas de alta de 9,3%.

A produção foi conduzida por uma demanda mais forte às vésperas do festival hindu de Diwali, quando muitos indianos consideram auspicioso fazer compras de grande valor - de carros a casas. Um maior número de dias úteis em outubro e uma comparação estatística favorável com o mês anterior, quando a produção encolheu 2,7%, também contribuiu para o forte aumento.

A produção acelerou em vários setores. O crescimento no setor de manufaturas, que contribui com cerca de 75% da produção industrial, acelerou para 10,6% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado e +2,9% em setembro. Isso foi graças ao aumento de 42,2% na produção de bens de consumo duráveis e um aumento de 16,1% na produção de bens de capital.

O crescimento do setor de mineração também acelerou para 4,7% de 3,0%, enquanto a produção de eletricidade subiu 9% em outubro, depois de um aumento de 11,4% em setembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS