PUBLICIDADE
Notícias

Governistas podem perder maioria absoluta em eleição deste domingo na Espanha

10:25 | 14/12/2015
O governista Partido Popular deve vencer a eleição geral deste domingo, mas pode perder a maioria absoluta no Legislativo, de acordo com a mais recente rodada de pesquisas de opinião divulgadas na Espanha.

De acordo com várias sondagens divulgadas na segunda-feira, último dia em que é possível publicar pesquisas de acordo com a lei espanhola, o PP pode perder sua atual maioria absoluta no Parlamento de 350 membros. Os eleitores mostram-se descontentes com os efeitos de uma dura crise econômica e de uma série de investigações de corrupção envolvendo o primeiro-ministro Mariano Rajoy e outros políticos do PP. Rajoy nega qualquer irregularidade e não foi acusado de nenhum crime.

Em pesquisa realizada entre os dias 7 e 10 e publicada pelo jornal El País, o PP cairia de 186 para 109 cadeiras no Parlamento, enquanto o Partido Socialista Obrero Español (PSOE) ficaria com 90 postos, abaixo dos 110 obtidos na eleição de 2011, que já foi o pior para essa sigla nas últimas três décadas.

O partido esquerdista contrário às medidas de austeridade Podemos ficaria em terceiro, com 60 cadeiras, segundo a pesquisa. O partido pró-negócios Ciudadanos, com tendências à esquerda que são vistas como capazes de gerar uma coalizão tanto com o PP como com o PSOE, ficaria em quarto, também com 60 cadeiras, mas menos votos. Atualmente, Ciudadanos não ocupa cadeiras no Legislativo espanhol.

Em pesquisa publicada por outro jornal, El Mundo, o PP lidera com entre 114 e 119 cadeiras estimadas, com o PSOE em segundo, com entre 76 e 82. Ciudadanos fica em terceiro, com entre 62 e 69 cadeiras, e o Podemos em quarto, com entre 56 e 60 postos.

"Todas as pesquisas mais recentes mostram que o Podemos está em trajetória ascendente e que o apoio a Ciudadanos está estagnado", afirmou Antonio Barroso, analista da Teneo. Segundo ele, Ciudadanos pode perder apoio de pessoas que acabam por decidir apoiar as siglas mais estabelecidas. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS