PUBLICIDADE
Notícias

Espanhol Podemos descarta apoiar governo formado pelo partido de Rajoy

14:15 | 28/12/2015
O líder do partido de esquerda espanhol Podemos, Pablo Iglesias, informou ao primeiro-ministro do país, Mariano Rajoy, que não oferecerá apoio a um novo governo formado pelo partido do premiê, o Partido Popular, que obteve a maioria dos votos nas eleições gerais realizadas em 20 de dezembro. Apesar da vitória, o PP não conseguiu a maioria do Parlamento.

Após uma reunião com Rajoy, Iglesias disse que o Podemos não fará parte de uma coalizão liderada pelo PP e que não apoiará Rajoy indiretamente se abstendo de votar para a liderança parlamentar. Rajoy também se reuniu com Albert Rivera, do partido Ciudadanos, para tentar apoio para um governo de coalizão.

Como o principal partido da oposição, o Partido Socialista, descartou apoio ao governo, Rajoy está ficando sem opções. A Espanha nunca teve uma "grande coalizão", com o poder compartilhado entre o Partido Popular e o Socialista.

O rei Felipe VI conversará em janeiro com os líderes de cada partido que obteve assentos no Parlamento e nomeará um para o governo. No entanto, o partido indicado precisará receber um voto de confiança da liderança do Parlamento. Caso o impasse não termine depois de dois meses, o rei convocará novas eleições. Fonte: Associated Press.

TAGS