PUBLICIDADE
Notícias

Acordo climático propõe 100 bilhões de dólares aos países em desenvolvimento a partir de 2020

08:42 | 12/12/2015
NULL
NULL
O projeto de acordo climático apresentado neste sábado pelo presidente da Conferência de Paris (COP21), Laurent Fabius, propõe um mínimo de 100 bilhões de dólares anuais para os países em desenvolvimento a partir de 2020 para combater o aquecimento global. Este montante deverá ser revisado "o mais tardar em 2025", acrescentou Fabius aos delegados de 195 países reunidos perto de Paris aos apresentar o texto.

O montante da ajuda dos países ricos, historicamente responsáveis pelo aquecimento global, aos países em desenvolvimento era um dos pontos de bloqueio das negociações em Paris.

[SAIBAMAIS3]O texto, que Fabius apresentou como definitivo, deve agora ser analisado e aprovado pelas delegações. O montante de 100 bilhões foi estabelecido na conferência de Copenhague, que não conseguiu aprovar um acordo global.

Os países em desenvolvimento têm exigido, desde então, que este montante seja um mínimo e não o teto do compromisso financeiro. Os Estados Unidos, por sua vez, fizeram objeções até o último momento a respeito da obrigação jurídica do capítulo de financiamento, uma vez que o Congresso americano, em mãos republicanas, se oporia.

Da mesma forma, Estados Unidos e União Europeia lideraram uma coalizão de países industrializados que querem que as potências emergentes contribuam para este esforço.

AFP
TAGS