PUBLICIDADE
Notícias

Usinas de carvão podem ter dias contados na Holanda

Votação ocorreu após publicação de carta escrita por 64 especialistas

18:20 | 26/11/2015

Os deputados holandeses votaram nesta quinta-feira a favor de um fechamento progressivo das centrais de carvão do país, pedindo que outros países façam o mesmo a alguns dias do início da Conferência do Clima de Paris (COP21).

[SAIBAMAIS3]O texto foi adotado por apertada maioria, mostrando os profundos desacordos dentro do governo holandês. Os liberais, do primeiro-ministro Mark Rutte, que são ferozmente opostos à ideia, e os trabalhistas, que aprovaram o texto. Após a aprovação da moção, o governo deve agora discuti-la.

"A Holanda envia um sinal importante às vésperas da cúpula da ONU sobre o clima em Paris", comemorou a deputada Stientje van Veldhoven, co-autora do projeto. "Fecharemos as centrais energéticas de carvão e espero que nosso primeiro-ministro convença outros países a fazerem o mesmo", disse.

A votação ocorreu alguns dias após a publicação de uma carta escrita por 64 renomados especialistas, pedindo o fechamento das 11 centrais de carvão do país até 2020. Eles argumentam que as necessidades energéticas do país de 17 milhões de habitantes podem ser facilmente atendidas usando centrais de gás "limpo".

AFP 

TAGS