PUBLICIDADE
Notícias

UE prevê recessão de 1,4% na Grécia em 2015, menor do que o esperado

07:45 | 05/11/2015
A recessão na Grécia este ano deverá ser menor do que o estimado anteriormente devido a um forte desempenho no setor de turismo e um aumento nos gastos provocado por temores de que os depositantes sofreriam perdas, informou nesta quinta-feira a Comissão Europeia em seu relatório semestral. A perspectiva é de contração de 1,4% em 2015, contra estimativa anterior de -2,3%.

No entanto, a Comissão advertiu que os atrasos no programa de recapitalização dos bancos do país - atualmente em curso - representam um risco negativo para a economia, uma vez que os depositantes poderiam retirar o dinheiro, se o programa não for concluído até o final do ano, de acordo com as regras da União Europeia.

Autoridades gregas esperam que a melhoria das perspectivas econômicas irá reforçar a sua oferta para aliviar demandas de austeridade dos credores internacionais, dos países da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional, argumentando que isso vai ajudar as receitas orçamentais.

Em 2016, a economia grega deverá contrair 1,3%, acrescentou o relatório. O crescimento está previsto para acontecer apenas em 2017, quando o Produto Interno Bruto (PIB) deverá expandir 2,7%. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS