PUBLICIDADE
Notícias

Rússia amplia controle sobre importação de alimentos da Turquia

09:45 | 26/11/2015
O governo da Rússia determinou o controle mais restritivo das importações de alimentos da Turquia, alegando que alguns produtos estão abaixo do padrão de qualidade russo, afirmou o Ministério da Agricultura do país nesta quinta-feira. A decisão foi tomada dias após a Turquia derrubar um jato russo na fronteira com a Síria.

A ação é similar às restrições adotadas por Moscou contra a Georgia, país com o qual a Rússia entrou em guerra em 2008, e à proibição imposta aos produtos da Ucrânia, após a deterioração das relações com Kiev em 2014.

Cerca de 15% dos alimentos importados da Turquia não estão dentro do padrão da Rússia, segundo o ministro da Agricultura Alexander Tkachyov. Ele afirmou que foram encontradas substâncias perigosas e proibidas em produtos de origem animal, assim como quantidades excessivas de pesticidas e nitratos em frutas e vegetais.

O governo russo determinou checagens extra nos produtos de origem turca nas fronteiras e em locais de produção da Turquia, informou Tkachyov. Autoridades já retiraram mais de 800 quilos de alimentos turcos das lojas na Rússia, segundo reportou a agência de notícias Interfax.

As importações russas recuaram substancialmente com a desvalorização de mais de 40% do rublo ante o dólar no último ano. Segundo dados do serviço de alfândegas da Rússia, as importações da Turquia, que correspondem a 4,6% do comércio internacional russo, caíram 38,5% nos primeiros nove meses deste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS