PUBLICIDADE
Notícias

Questões de segurança prejudicam luta contra aids, diz ONU

Estima-se que das 314 milhões de pessoas afetadas por crises humanitárias, 1,6 milhão têm HIV

18:15 | 17/11/2015

A principal autoridade do combate à aids da ONU alertou nesta terça-feira que a crescente luta contra o terrorismo corre o risco de restringir os orçamentos para os cientistas que esperam erradicar a doença nos próximos anos.
[SAIBAMAIS3]Diretor-executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre hiv/aids (UNAIDS), Michel Sidibe disse que na medida em que os países investem mais em segurança para combater ameaças como o que chamou de ataques "bárbaros" da semana passada em Paris, o financiamento de pesquisas sobre a aids deve sofrer cortes. "Existe o medo por causa da crise, a população migrante, todos os problemas de segurança, o terrorismo", disse à AFP durante visita ao Panamá. "Para se concentrar nessas questões, pode ser que realmente alguns recursos de programas sociais e de desenvolvimento tenham que ser deslocados".

A UNAIDS e outros organismos estimam que das 314 milhões de pessoas afetadas por crises humanitárias em todo o mundo, cerca de 1,6 milhões têm hiv, o vírus que causa a aids. Sidibe disse que as vítimas de tais crises são ainda mais vulneráveis já que algumas delas interrompem o tratamento da aids quando têm que se deslocar. Ele disse ter esperança de que em breve o hiv vai ser praticamente eliminado como uma ameaça à saúde pública.

"Eu não ficaria surpreso...que em provavelmente 10-15 anos poderemos ter uma cura funcional ou vacina", disse Sidibe. Mas a ONU alerta que, a fim de fazê-lo até 2030, serão necessários 32 bilhões de dólares ao longo dos próximos quatro anos.

"O maior entrave, para ser honesto, que temos hoje para chegarmos a uma vacina, é que nós estamos vendo uma redução dos fundos de pesquisa", lamentou. "Todas as vezes que o mundo enfrentou problemas de segurança, as prioridades se voltaram para tentar resolver essas questões", afirmou Sidibe.

"Infelizmente o impacto implícito é que investimentos e atenção que deveriam ir para os setores sociais, especialmente saúde e educação, serão reduzidos, e precisamos garantir que isso não aconteça".

AFP 

TAGS