PUBLICIDADE
Notícias

Presidente de Portugal nomeia António Costa novo primeiro-ministro

09:55 | 24/11/2015
O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, disse que convidou o líder do Partido Socialista, António Costa, a ser primeiro-ministro de um novo governo, apoiado pelo Partido Comunista e pelo radical Bloco Esquerda. Cavaco Silva fez o anúncio em comunicado nesta terça-feira, o que encerrou semanas de incertezas sobre o futuro político do país integrante da zona do euro.

O Partido Socialista, de Costa, liderou uma aliança contra as medidas de austeridade entre os parlamentares de esquerda que, há duas semanas, derrubou o governo de centro-direita que havia assumido apenas 11 dias antes. O governo introduziu cortes de gastos e reformas econômicas, após Portugal receber 78 bilhões de euros (US$ 83 bilhões) em ajuda em 2011.

O Partido Comunista e o Bloco Esquerda se comprometeram a votar com os socialistas no Parlamento, garantindo a aprovação de leis. Alguns temem, porém, que Portugal abandone a disciplina fiscal exigida pelos países que compartilham o euro, mas Costa insiste que ele cumprirá os acordos internacionais. Fonte: Associated Press.

TAGS