PUBLICIDADE
Notícias

Embaixada da França diz que fronteiras estão abertas após ataques

09:00 | 15/11/2015

A Embaixada da França no Brasil enviou mensagem neste sábado a todos os franceses residentes no Brasil. No correio eletrônico, o embaixador Laurent Bili afirma que as fronteiras não estão fechadas. "As conexões aéreas e ferroviárias internacionais, inclusive com o Brasil, funcionam normalmente.". Ele convoca para vigílias a serem realizadas neste domingo em quatro cidades:Brasilia, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife neste domingo, às 17h (horário de Brasilia).

"Após os ataques terroristas de 13 de novembro que deixaram a França em luto, eu gostaria de agradecer profundamente a todos aqueles no Brasil que têm nos enviado mensagens de condolências e de solidariedade, em primeiro lugar a mensagem da Presidente Dilma Rousseff e do governo brasileiro".

As vigílias são organizadas pela Embaixada e pelos Consulados-Gerais da França no Brasil. Segundo o embaixador, nos eventos, a França vai homenagear as vítimas, prestar solidariedade aos franceses e fortalecer a a união contra os terroristas.

Na mensagem, Laurent cita o presidente François Hollande: "( os terroristas) não podem ter dúvidas de que têm diante deles uma França determinada, uma França unida, uma França reunida e uma França que não se deixará impressionar, ainda que hoje ela expresse uma emoção infinita a respeito desse drama e dessa tragédia que é abominável, por ser uma barbárie".

O embaixador informa aos cidadãos franceses que "muitas medidas foram tomadas imediatamente na França para reforçar a segurança das pessoas". A medidas, diz, implicam em um reforço dos controles de segurança e o restabelecimento desses controles nas fronteiras com os outros países do Espaço Schengen. O Espaço é o território formado pelos 25 países europeus que têm fronteiras abertas.

Laurent procura tranquilizar a comunidade francesa informando que, de acordo com as informações das quais disp%u014De, até o momento, nenhuma ameaça específica contra a comunidade francesa ou contra os interesses franceses no Brasil fora identificada. Mas faz um alerta: "No contexto atual, é expressamente recomendado estar atento".

A Embaixada e os Consulados-Gerais dizem estar em contato direto com as autoridades brasileiras. "Enfim, nós desejamos a pronta recuperação dos cidadãos brasileiros feridos durante os ataques e afirmamos nossa solidariedade para com suas famílias.

SERVICO

Um número de telefone foi disponibilizado para ligações do Exterior: %2b33 (0) 1 45 50 34 60.

 

 

TAGS