PUBLICIDADE
Notícias

Após atentados, Polícia francesa identifica suspeito; número de mortos é atualizado

Nas redes sociais, Polícia Nacional divulga foto e informações pessoais do suspeito. Cearense filmou confusão durante caçada da Polícia francesa

15:01 | 15/11/2015
Atualizada às 18h10min 
Oficiais franceses afirmaram que Abdeslam Salah, foco de uma caçada internacional, foi parado pela polícia na manhã de sábado, 14, horas depois do ataque. Três policiais confirmaram que checaram a identidade de Abdeslam e o deixaram ir. Os oficiais só aceitaram falar na condição de anônimos, já que não são autorizados a divulgar detalhes da investigação.
 
Atualizada às 17h57min
A entidade que administra os hospitais de Paris voltou atrás no número de mortos. A lista foi revisitada, e os três óbitos adicionados nas últimas horas já estavam na contagem de sábado, 14. O número oficial permanece com 129 mortos. 
 
Atualizada às 17h51min
A senadora francesa Nathalie Goulet confirmou, ao canal CNN, o nome de um dos homens-bomba que participaram do ataque no estádio francês. Bilal Hadfi, de 20 anos, vivia na Bélgica, assim como outros suspeitos. Goulet comentou ainda que Abdeslam Salah, identificado pela polícia neste domingo, é provavelmente a pessoa responsável pela produção das bombas. "Com um material tão pesado, eles precisavam de um profissional". 
 
Atualizada às 17h05min 
O New York Times informou que as pessoas envolvidas nos ataques da última sexta-feira, 13, se comunicaram com membros do Estado islâmico, que coordenou o ataque. Os suspeitos teriam se comunicado por mensagens criptogradas. Não ficou claro se a tecnologia usada foi ferramentas populares, como o WhatsApp, ou algo mais elaborado. Segundo um oficial francês, o modo disciplinado de alguns ataques geram hipótese de que os grupos teriam treinamento militar.
 
Atualizada às 16h56min 
Republicanos em campanha eleitoral nos Estados Unidos se posicionaram contra a recepção de novos refugiados sírios após atentados em Paris. Segundo a CNN, candidatos temem que haja infiltração de membros do grupo Estado Islâmico. 
 
Atualizada às 16h40min 
Vídeo mostra o início do ataque na boate Bataclan, na última sexta-feira, 13, em Paris. O bombardeio pode ser ouvido durante apresentação da banda Eagles of Death Metal. É perceptível o susto que os integrantes da banda levaram no momento. Um deles pode ser visto correndo do palco. Nick Alexander, responsável pela venda de produtos da banda, foi morto durante o atentado.
 
Atualizada às 16h30min
Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, reconheceram a importância de definir uma "resolução política" para a guerra civil na Síria. Segundo um funcionário da Casa Branca, a transição seria precedida de negociações da Organização das Nações Unidas envolvendo o governo e a oposição síria para um cessar-fogo". 
 
Atualizada às 16h20min 
Segundo a entidade que administra os hospitais da região, 415 pessoas estão sendo tratadas neste domingo, 15. Dentre elas, 42 estão em serviço de reanimação. O número de mortos nos atentados de Paris subiu para 132 pessoas depois do falecimento de três feridos, informou a Assistance-Publique Hôpitaux de Paris. Pessoas psicologicamente traumatizadas também estão sendo atendidas. 
 
Atualizada às 15h56min
Segundo o cearense Helderson Tavares, 23 anos, foram ouvidos tiros na Praça da Bastilha e várias pessoas correram. A poucos metros dali, várias pessoas correram quando prestavam homenagens às vítimas do ataque, em Place de la République (Praça da República).
 
Veja os vídeos: 
 
[VIDEO2]
 
[VIDEO3] 
 
Atualizado às 15h40min
De acordo com o jornal britânico The Guardian, a Polícia Nacional da França, expediu, na tarde deste domingo, 15, o mandado de prisão para Abdeslam Salah, de 26 anos. O suspeito seria um dos responsáveis por ato na casa de shows Bataclan, em Paris. A polícia informou que, apesar de ter nascido em Bruxelas, Abdeslam é um cidadão francês.
 
[SAIBAMAIS3]Autoridades classificam Salah e seu irmão, Ibrahim, que morreu na última sexta-feira, como suspeitos. A Polícia recomenda que a população não se aproxime, classificando-o como "perigoso". O aviso foi compartilhado nas contas oficiais da Polícia Francesa nas redes sociais.
 
Acredita-se que Salah foi responsável pela "logística" de um dos carros roubados usados no ataque. Segundo o jornal francês Le Monde, os nomes dos irmãos constam em um contrato de aluguel de carros. O terceiro irmão, que não teve nome divulgado, teria sido preso com outras seis pessoas no último sábado, 14, em opearção da Polícia em Bruxelas.
 
Os atentados de sexta-feira à noite em Paris deixaram 132 mortos e 352 feridos (100 em estado grave). Três feridos não resistiram e morreram neste domingo, 15.
 
[VIDEO1] 
 
Redação O POVO Online 
TAGS