PUBLICIDADE
Notícias

Aos 16 anos, autodidata é eleito 'Fotógrafo do Ano'

David Uzochukwu venceu o concurso entre 15 mil concorrentes de 150 países. Garoto começou a fotografar aos dez

15:01 | 05/11/2015
NULL
NULL
Aos 16 anos, um fotógrafo austríaco está ganhando popularidade e reconhecimento por seu percurso autodidata. David Uzochukwu foi eleito 'Fotógrafo do Ano', em 2014, após competir com cerca de 15 mil concorrentes de 150 países. O concurso, realizado em Berlim, é o prestigiado EyeEm.
 
A foto premiada foi registrada quando o garoto tinha apenas 14 anos de idade, quatro anos após pegar em uma câmera pela primeira vez. Aos 13, autorretratos bem elaborados tomaram lugar das fotos domésticas de viagens da família. 
 
[SAIBAMAIS3]"Só fotografo o que me dá prazer. Não vejo sentido em fazer um trabalho com o qual não possa me identificar. Quero oferecer um trabalho sincero. E por enquanto não tenho contas a pagar", afirmou em entrevista à BBC. "Meu negócio sempre foi tentativa e erro, e alguns tutoriais online. Acho divertido descobrir uma ferramenta com o tempo, experimentando".
 
Com trabalhos expostos em galerias de Paris, Nova York, Toronto, Tóquio e Londres, o jovem conquistou os prêmios Canon x Exhibitr Student Photography Award e o Prêmio Flickr 20 Under 20. A agência francesa Iconoclast Image representa Uzochukwu desde o começo deste ano.  
[FOTO2] 
O autodidata se mudou para Bruxelas há pouco mais de um ano com a mãe e a irmã. O pai ficou em Luxemburgo, lugar onde a família morou desde quando o garoto tinha seis anos. A sensação de "melancolia" associada a suas fotos são consideradas uma referência às experiências de vida do jovem de pai nigeriano e mãe austríaca. 
 
"Tudo isso me moldou. É de partir o coração e, ao mesmo tempo, rejuvenescedor ter uma visão interior de diferentes países e cidades com atmosferas muito diferentes. Também faz com que eu sempre sinta saudade de alguém", explicou. 

Severin Matusek, membro do júri do concurso, descreve Uzochukwu como "um artista excepcional". "Aos 15 anos, ele era capaz de criar com suas fotos uma atmosfera única, que gera imediatamente uma conexão emocional entre o sujeito, que muitas vezes é ele próprio, e o público", afirmou.
 
"No minuto que descobrimos o perfil de David entre os candidatos soubemos que estávamos diante de algo especial", afirmou.

Atualmente, Uzochukwu cursa o último ano do ensino secundário e divide seu tempo livre entre a fotografia e em preparar cartas se candidatando a vagas em universidades.
Redação O POVO Online 
TAGS