PUBLICIDADE
Notícias

Merkel defende integração rápida de refugiados na Alemanha

09:55 | 24/10/2015
Berlim, 24 (AE) - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que é importante tentar integrar rapidamente a grande quantidade de pessoas que chega ao país, ressaltando a importância de que eles tenham acesso a empregos, à educação e ao aprendizado da língua alemã. Em seu podcast semanal divulgado neste sábado, Merkel afirmou que a Alemanha aprendeu essas lições nos anos 1960, quando recebeu uma onda de imigrantes como "trabalhadores convidados". Acreditava-se que eles acabariam voltando para casa, mas muitos continuam em território alemão há gerações.

Merkel disse que os refugiados com menos educação devem receber treinamento para facilitar sua busca por trabalho e que as crianças devem rapidamente entrar na escola. A chanceler propôs um curso de integração de 600 horas, para ajudar os refugiados a aprender a língua e a cultura, o que pode ocorrer mesmo antes de o asilo ser oficialmente concedido. A Alemanha também implementa novas regras, para enviar de volta rapidamente os imigrantes que não se qualificam para receber asilo.

Autoridades em Berlim disseram que está sendo construído um asilo temporário num hangar da capital alemã, no local onde funcionava o aeroporto Tempelhof, para acomodar os imigrantes em busca de asilo. A cidade disse em comunicado deste sábado que espera a chegada de mil pessoas neste fim de semana. Outros 90 locais para abrigar os imigrantes estão lotados, por isso bombeiros, soldados e outros funcionários e voluntários constroem grandes tendas no hangar do aeroporto, fechado em 2008.

Na Eslovênia, milhares de imigrantes gritavam "Eu preciso ir", enquanto esperavam em um centro de imigração superlotado autorização para seguir para a Europa ocidental. O campo fica na fronteira com a Croácia e a situação no local é tensa. Os imigrantes em Brezice querem transporte para seguir para a Áustria.

A Anistia Internacional afirmou que, a menos que os países na rota dos imigrantes nos Bálcãs elaborem um plano para lidar com a situação, há o risco de um desastre humanitário. O braço do grupo na Eslovênia disse que imigrantes são muitas vezes forçados a dormir ao relento, enquanto tentam chegar a nações mais ricas, como a Alemanha.

Neste domingo, autoridades da União Europeia e de países dos Bálcãs se reúnem em Bruxelas, para discutir o tema da imigração. Fonte: Associated Press.

TAGS