PUBLICIDADE
Notícias

Fifa anuncia sete candidatos oficiais à presidência

As eleições presidenciais para a entidade acontecem no próximo ano. O vencedor substituirá o suíço Joseph Blatter

07:25 | 28/10/2015
NULL
NULL

A Fifa anunciou nesta quarta-feira, 28, que registrou sete candidaturas para a eleição à presidência da entidade, que acontecerá em 26 de setembro e definirá o sucessor do suíço Joseph Blatter.

Os sete candidatos são o príncipe Ali Bin Al Hussein (Jordânia), Musa Bility (Libéria), Jérôme Champagne (França), Gianni Infantino (Suíça), Michel Platini (França), o xeque Salman Bin Ebrahim Al Khalifa (Bahrein) e Tokyo Sexwale (África do Sul).

A Fifa não menciona o ex-jogador David Nakhid, de Trinidad e Tobago, que na semana passada anunciou que havia apresentado sua candidatura. Além disso, a situação de Michel Platini é particular: o presidente da Uefa está suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa até 5 de janeiro por ter recebido em 2011 um pagamento polêmico de 1,8 milhão de euros de Joseph Blatter, por um trabalho de conselheiro finalizado em 2002.

O caso será examinado com profundidade - incluindo o teste de integridade - apenas ao final da punição. Os dossiês dos outros seis candidatos registrados pela Comissão Eleitoral da Fifa foram enviados à câmara de investigação do Comitê de Ética, para os famosos exames de integridade.

Os resultados dos exames serão enviados à Comissão Eleitoral, que decidirá se valida ou não cada candidatura.

A Fifa enfrenta a pior crise de sua história, com investigações da justiça dos Estados Unidos e da Suíça sobre suspeitas de corrupção em grande escala.

 

 

AFP

TAGS