PUBLICIDADE
Notícias

Ban convoca a 'deixar de estimular derramamento de sangue' na Síria

''É o maior desafio para a paz e segurança no mundo'', afirmou o chefe da ONU

11:08 | 24/09/2013
NULL
NULL

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira,24, que a comunidade internacional "deixe de estimular o derramamento de sangue", ao pronunciar seu discurso de abertura da Assembleia Geral da organização em Nova York.

Ban Ki-moon também disse que espera a "adoção iminente" de uma resolução do Conselho de Segurança sobre o controle das armas químicas em posse de Damasco, após o compromisso alcançado por Estados Unidos e Rússia.

Segundo ele, a resolução deve ser seguida imediatamente de uma ação humanitária na Síria, onde mais de 110.000 pessoas morreram e dois milhões deixaram seus lares.

"É o maior desafio para a paz e segurança no mundo", afirmou o chefe da ONU.

O secretário-geral fez um apelo ao presidente sírio Bashar al Assad, à oposição e a todos com influência sobre eles que "trabalhem imediatamente para convocar uma segunda conferência de Genebra para achar uma solução política para o conflito.

"A vitória militar é uma ilusão. A única resposta é um acordo político", afirmou Ban falando na abertura da Assembleia Geral da ONU, que reuúne 130 chefes de Estado e de governo.

AFP

TAGS