PUBLICIDADE
Notícias

Rebeldes centro-africanos tomam outra cidade; novas ameaças para o governo

09:13 | 19/12/2012

A coalizão rebelde Seleka, que ameaça derrubar o presidente François Bozizé na República Centro-Africana, tomou nesta quarta-feira a cidade de Kabo (norte), a 350 km da capital, Bangui, um dia depois de ter se apoderado da localidade mineradora de Bria (centro), informaram à AFP fontes militares e rebeldes.

Os atacantes "cortaram todas as ligações telefônicas com Kabo", afirmou uma fonte militar centro-africana.

O coronel rebelde Djuma Narkoyo afirmou que seus homens controlam esta cidade e avançam em direção a Batangafo, mais ao sul.

Estas duas cidades encontram-se a mais de 400 km de Bria, uma zona de diamantes, que nesta quarta-feira seguia nas mãos da Seleka, composta por vários grupos rebeldes, segundo moradores.

Os reforços do Chade "a bordo de cerca de 20 veículos" que chegaram à República Centro-Africana a pedido do presidente Bozizé passaram por Kaga Bandoro (centro), a uma centena de quilômetros a sudeste de Kabo, para recuperar as zonas ocupadas, informou uma fonte militar.

Até o momento, não se sabe onde se encontram exatamente os soldados do Chade, bem mais organizados que as forças armadas centro-africanas (FACA), mal pagas, desmotivadas e com um comando pouco estruturado.

"Os chadianos não nos dão medo, estamos decididos a lutar até o fim", afirmou por telefone, no entanto, o chefe rebelde Narkoyo.

Seleka ameaça derrubar o governo do presidente Bozizé e pede que sejam respeitados os diferentes acordos de paz fixados entre 2007 e 2011.

Estes acordos previam o desarmamento e a reinserção dos combatentes, mas um de seus membros afirmou recentemente que "nada foi feito para tirá-los da miséria".

 

AFP

TAGS