PUBLICIDADE
Notícias

Papa concede indulto a mordomo do caso "Vatileaks"

10:15 | 22/12/2012
AFP
AFP

O Papa Bento XVI concedeu neste indulto a seu ex-mordomo Paolo Gabriele, condenado em outubro por ter roubado documentos secretos do Vaticano, anunciou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.
"O Santo Padre, em um ato muito paternal, foi ver Paolo Gabriele pessoalmente para informá-lo que ele havia concedido sua graça", indicou o padre Lombardi aos repórteres. O encontro durou cerca de 15 minutos, segundo o Vaticano.

Paolo Gabriele imediatamente recuperou a liberdade e voltou para sua casa, no Vaticano, com sua esposa e três filhos. No entanto, em sua declaração oficial, o Vaticano disse que ele "não poderá retomar seu trabalho anterior, nem continuar a residir no Vaticano". A Santa Sé irá ajudá-lo "a retomar uma vida tranquila com sua família".

"O Santo Padre visitou-o na prisão, para confirmar o seu perdão e comunicar pessoalmente que ele acolheu seu pedido de perdão, apagando a sentença que tinha sido imposta", disse o porta-voz.

Gabriele foi condenado no dia 2 de outubro a 18 meses de prisão pelo tribunal do Vaticano por "furto qualificado" de documentos confidenciais. Ele não recorreu.

O mordomo passou um total de 117 dias na prisão, entre o período de detenção depois de sua prisão em 23 de maio e o período de encarceramento em uma cela da Gendarmaria do Vaticano após o veredicto.

"É um gesto paternal do Santo Padre a uma pessoa com quem o Papa compartilhou por vários anos uma proximidade", explicou o padre Lombardi.

 

AFP

TAGS