PUBLICIDADE
Notícias

Obama promete agir contra violência após petição on-line

O presidente pediu há alguns dias ao Congresso que aprove uma lei proibindo a venda de rifles de assalto e munições de alta capacidade

09:40 | 21/12/2012
NULL
NULL

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta sexta-feira tomar medidas para colocar fim aos ataques com armas de fogo, em resposta às mais de 400.000 pessoas que assinaram uma petição on-line após o massacre realizado há uma semana em uma escola primária.

"Desde a dolorosa tragédia de Newtown, Connecticut (nordeste), centenas de milhares de vocês, dos 50 estados, assinaram petições pedindo para tomarmos sérios passos para abordar a epidemia da violência armada neste país", manifestou Obama em um vídeo colocado na internet. "Ouvimos".

O presidente pediu há alguns dias ao Congresso que aprove uma lei proibindo a venda de rifles de assalto e munições de alta capacidade, que também acabaria com a brecha que permite às pessoas comprar armas sem que seus antecedentes sejam comprovados.

"Farei tudo o que estiver em meu poder como presidente para avançar nestes esforços, porque se há uma coisa que podemos fazer como país para proteger nossas crianças, temos a responsabilidade de tentar", acrescentou Obama no vídeo.

"Mas, como eu disse antes, não posso fazer sozinho. Preciso de sua ajuda", disse o presidente.

Obama nomeou na quarta-feira o vice-presidente Joe Biden à frente de uma comissão de trabalho, que buscará fórmulas para evitar novos massacres como o de Newtown, melhorar o acesso a tratamento psicológico e modificar a cultura popular sobre o uso das armas.

Na sexta-feira passada, 20 crianças e seis adultos morreram baleados na escola Sandy Hook de Newtown pelos disparos de Adam Lanza, um jovem de 20 anos que utilizou as armas de sua mãe - assassinada por ele pouco antes - para realizar o massacre.

AFP

TAGS