PUBLICIDADE
Notícias

AIEA chega a Teerã para investigar programa nuclear do Irã

09:25 | 13/12/2012

Uma equipe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) chegou nesta quinta-feira a Teerã para uma nova rodada de conversações sobre o programa nuclear iraniana, na esperança de poder ter acesso a uma instalação em uma suspeita base militar, depois de meses de negociações infrutíferas.

A delegação dirigida pelo belga Herman Nackaerts se reunirá com o representante iraniano na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, na sede da Organização de Energia Atômica iraniana, segundo a agência de notícias oficial Isna.

Nesta visita de um dia, os inspetores da agência da ONU prosseguirão em sua investigação sobre a finalidade do polêmico programa nuclear do Irã - país suspeito de querer dotar-se de armas nucleares - e pretendem entrar numa central localizada na base militar de Parchin, perto da capital.

A AIEA suspeita que o Irã realiza neste local testes com detonadores que podem ser utilizados para ativar uma arma atômica, e tenta sem êxito desde o início do ano entrar nesse lugar para inspecioná-la.

A Isna indicou, no entanto, que nenhuma visita ou inspeção deste e outros sítios nucleares está prevista no momento.

De forma mais geral, a agência da ONU tenta chegar a um acordo com o Irã, negociado desde o início de 2012, sobre um acesso mais amplo dos inspetores às instalações, o que permitiria resolver dúvidas sobre o caráter do programa nuclear iraniano.

O Ocidente teme que o Irã tenha um objetivo militar escondido por trás do programa nuclear civil de Teerã, que assegura que não pretende dotar-se de armas atômicas.

 

AFP

TAGS