PUBLICIDADE
Notícias

Ucrânia: Parlamento tomará posse sob protestos

16:14 | 13/11/2012
O primeiro-ministro da Ucrânia, Mykola Azarov, disse nesta terça-feira que o Parlamento do país, recém-eleito, se reunirá na data marcada em 17 de dezembro, mesmo com as denúncias de fraudes feitas pelos partidos da oposição e com as eleições a serem remarcadas em cinco distritos. A Comissão Eleitoral Central da Ucrânia anunciou os resultados para 445 das 450 cadeiras do Parlamento, mas pediu na semana passada que as eleições sejam realizadas novamente em cinco distritos. Três partidos da oposição conquistaram um total de 178 cadeiras, mas o restante foi para o partido governista de Azarov e do presidente Viktor Yanukovich. Outras 32 cadeiras foram para os comunistas, que tendem a se aliar com Yanukovich.

Países europeus e ocidentais disseram que as eleições na Ucrânia não foram transparentes e a oposição recusou-se a reconhecer os resultados. A oposição pretende levar a questão ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Azarov disse que o novo Parlamento tomará posse em 17 de dezembro, enquanto as eleições nos cinco distritos ocorrerão em data posterior, possivelmente no começo de 2013. A Comissão Eleitoral afirma que ocorreram fraudes nos cinco distritos, mas a oposição afirma que venceu as eleições nos locais. "A sessão parlamentar abrirá em 17 de dezembro, os parlamentares farão o juramento e assumirão suas cadeiras", disse hoje Azarov. Ele convidou a oposição a formar uma "ampla coalizão de governo" na Ucrânia.

A oposição, contudo, não deverá atender ao convite e acusa o partido governista de fraudes. A economia ucraniana aponta para a recessão, à medida que a demanda por metais declina ao redor do mundo, efeito da crise econômica. A Ucrânia depende pesadamente das exportações de ferro e minerais não ferrosos. O governo ucraniano está sob forte pressão para pagar empréstimos que fez em moeda estrangeira e o Fundo Monetário Internacional (FMI) congelou novos empréstimos a Kiev.

As informações são da Associated Press.

TAGS