PUBLICIDADE
Notícias

Resultado das eleições americanas pode demorar semanas, dizem especialistas

10:10 | 06/11/2012

Com a disputa eleitoral muito acirrada entre o presidente Barack Obama e o republicano Mitt Romney, os analistas advertem que os Estados Unidos podem ser obrigados a esperar, mais uma vez, por semanas antes de saber quem será o ocupante da Casa Branca.

- Acompanhe em tempo real informações sobre a eleição nos Estados Unidos

Apesar das pesquisas apontarem uma pequena vantagem para Obama na maioria dos estados-chave, a margem é estreita, dentro da margem de erro, e as sondagens nem sempre acertam.

A eleição presidencial nos Estados Unidos é indireta. Cada estado tem um número de votos no colégio eleitoral e os candidatos precisam de pelo menos 270 votos dentro do colégio para chegar à Casa Branca.


Retrospecto
A Suprema Corte de Justiça decidiu a eleição do ano 2000 a favor do republicano George W. Bush, após uma recontagem dos votos na Flórida (que tem 29 votos no colégio eleitoral), após um virtual empate com o democrata Al Gore.

Apesar de Al Gore ter recebido mais votos em todo o país, Bush levou os grandes eleitores da Flórida por uma diferença de 500 votos nas urnas. Quatro anos depois, Bush conquistou a reeleição graças a uma vitória por apenas 119.000 votos em Ohio, estado com 18 grandes eleitores.

O problema deste ano é a quantidade de votos observados e a distância, que a lei não permite contabilizar até 10 dias depois da eleição.

Redação O POVO Online

TAGS