PUBLICIDADE
Notícias

Israel e Hamas podem declarar cessar-fogo em breve

19:57 | 17/11/2012
O presidente do Egito, Mohamed Morsi, disse neste sábado que seu governo está em contato com israelenses e o grupo palestino Hamas e que há indicações de que os dois lados podem chegar a uma trégua "em breve". "Há algumas indicações de que pode haver um cessar-fogo em breve", disse Morsi em entrevista coletiva ao lado do premiê turco, Recep Tayyip Erdogan. Morsi acrescentou, porém, que "não há garantias" de que isso vá ocorrer.

O chefe da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, irá liderar uma delegação até Gaza para demonstrar solidariedade aos palestinos. Em reunião de emergência neste sábado, ministros de Relações Exteriores de países-membros da Liga Árabe decidiram reconsiderar suas iniciativas no processo de paz com Israel e revisar sua posição em relação ao processo como um todo.

A reunião foi convocada após uma série de encontros para coordenar uma resposta árabe e turca ao conflito de quatro dias, que já matou mais de 40 palestinos e três israelenses. Segundo Al-Arabi, a delegação viajará até Gaza no domingo ou na segunda-feira.

Em 2002, a Liga Árabe ofereceu reconhecimento diplomático a Israel, em troca de sua retirada de todos os territórios ocupados e de um acordo justo para a questão dos refugiados palestinos.

Em declaração divulgada após a reunião de emergência, os ministros pediram que os países árabes obedeçam às decisões anteriores da Liga de interromper a normalização de relações com Israel. Segundo um diplomata da Liga Árabe, essa recomendação não afeta os acordos de paz com Israel assinados pelo Egito e pela Jordânia. As informações são da Dow Jones.

TAGS