PUBLICIDADE
Notícias

Investigadores informarão sobre o caso Petraeus ao Congresso dos EUA

09:11 | 12/11/2012
AFP
AFP

Funcionários de alto escalão do FBI e da CIA devem informar ao Congresso americano na terça-feira sobre sua investigação do caso que acabou com a carreira do diretor da Agência Central de Inteligência, David Petraeus, e que despertou temores de um vazamento de informação.

O general Petraeus, considerado um herói que mudou o rumo da guerra no Iraque, renunciou na sexta-feira, três dias após a reeleição do presidente Barack Obama, após admitir uma infidelidade conjugal.

Um líder republicano se perguntou no domingo porque, se havia temor de um vazamento de informação confidencial, o FBI levou vários meses para informar o caso ao governo de Obama.

"Tenho sérias perguntas sobre isto", disse à rede CNN Peter King, o primeiro republicano no Comitê de segurança interior da Câmara de Representantes. "Acredito que é preciso ver a cronologia (do caso) e analisar o que ocorreu".
O diretor nacional de inteligência de Obama, James Clapper, não foi informado do caso até terça-feira à noite, o dia das eleições.

Esta segunda-feira é festiva nos Estados Unidos, mas na terça-feira representantes do Congresso preveem se reunir com dirigentes da CIA e do FBI para lhes comunicar sobre os últimos detalhes da investigação.

Funcionários não identificados disseram à imprensa que a amante de Petraeus era Paula Broadwell, uma ex-major do Exército de 40 anos que passou longos períodos entrevistando o herói da guerra do Iraque para seu livro.
Broadwell não fez comentários sobre as revelações.

 

AFP

TAGS