PUBLICIDADE
Notícias

EUA: Na reta final, Obama e Romney cortejam indecisos

09:35 | 05/11/2012
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu desafiante na disputa pela Casa Branca, Mitt Romney, preparavam-se hoje para o último dia de uma campanha acirrada empenhando os esforços finais no cortejo a eleitores de Estados ainda indecisos, especialmente Ohio.

O sistema eleitoral norte-americano é decidido por um Colégio Eleitoral, e não pelo voto direto. Com isso, Estados que não têm tradição de votar sempre no mesmo partido acabam ganhando mais importância na reta final de campanha. E Ohio é considerado o prêmio principal entre os chamados "swing states".

Enquanto o democrata Obama passaria por Wisconsin e Iowa, o republicano Romney percorreria a Flórida, Virgínia e New Hampshire. Mas ambos encerrariam a campanha nesta segunda-feira em Columbus, a capital de Ohio.

Com as pesquisas nacionais de intenção de voto apontando empate técnico entre Obama e Romney, analistas alertam para a possibilidade de se repetir este ano o que ocorreu em 2000, quando o democrata Al Gore venceu no voto popular, mas o republicano George W. Bush angariou maioria no Colégio Eleitoral.

Apesar de as pesquisas nacionais mostrarem resultados dentro da margem de erro, Obama lidera as intenções de voto em Estados como Iowa, Wisconsin e Ohio, o que o favorece nas projeções de votos no Colégio Eleitoral.

A última pesquisa NBC/Wall Street Journal atribuía 48% das intenções de voto em Obama e 47% para Romney, com margem de erro de 2,55 pontos porcentuais para mais ou para menos. A sondagem final do Centro de Pesquisas Pew mostrava Obama com 48% e Romney com 45%, com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, e sugeria que o presidente teria se beneficiado da forma como reagiu à passagem da supertempestade Sandy.

Enquanto isso, uma projeção da Associated Press para os votos no Colégio Eleitoral dava como garantidos 249 votos para Obama e 206 para Romney, deixando 83 votos em disputa nos Estados de Colorado, Flórida, Ohio, New

Hampshire, Virgínia e Wisconsin. Nos EUA, vence a eleição presidencial o candidato que obtiver 270 votos no Colégio Eleitoral. As informações são da Associated Press.

TAGS