PUBLICIDADE
Notícias

Corpo do líder palestino Yasser Arafat é exumado

06:31 | 27/11/2012
afp
afp

O corpo do líder palestino Yasser Arafat, falecido em 2004, foi exumado nesta terça-feira em Ramallah (Cisjordânia) e amostras dos restos mortais foram obtidas para determinar se ele foi envenenado.

A operação começou às 5H00 (1H00 de Brasília) na presença de especialistas franceses, suíços e russos, segundo fontes palestinas que pediram anonimato.

Poucas horas depois, a exumação foi concluída e o túmulo novamente fechado.

"A operação terminou, o túmulo voltou a ser fechado e as amostras foram entregues aos especialistas franceses, suíços e russos", afirmou à AFP uma fonte da comissão de investigação sobre a morte do dirigente histórico palestino.

O mufti de Jerusalém, Mohamad Hussein, estava presente na Mukata, quartel-general da Autoridade Palestina em Ramallah, onde está o túmulo de Arafat.

"Tinha que estar presente no momento de abertura do túmulo", declarou à AFP.

Diante da Mukata havia uma ambulância estacionada. Vários especialistas com roupas apropriadas entraram no local para a operação.

O túmulo ficou atrás de toldos de plástico azul por duas semanas. As peças começaram a ser retiradas após a exumação.

Uma cerimônia com honras militares marcou ainda a exumação de Arafat.

Os especialistas internacionais devem determinar se o líder palestino foi envenenado com polônio, hipótese retomada depois da exibição, em julho, de um documentário que revelou a existência de vestígios desta substância radioativa em objetos pessoais que pertenceram a Arafat.

Os especialistas devem analisar as amostras em seus respectivos países.

Juízes franceses, convocados depois da denúncia de assassinato apresentada pela viúva de Arafat, Suha, também estavam presentes.

 

AFP

TAGS