PUBLICIDADE
Notícias

Primeiro-ministro do Japão nomeia dez novos ministros

09:06 | 01/10/2012

O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, fez nesta segunda-feira uma ampla reforma em seu gabinete, com a nomeação de dez novos ministros. De forma inesperada, na avaliação de analistas, ele escolheu Koriki Jojima como novo ministro das Finanças. Já o ex-líder do Partido Democrático do Japão (PDJ), Seiji Maehara, será o ministro da Economia.

Para analistas, a nomeação de Jojima surpreendeu, pois o vice-primeiro-ministro Katsuya Okada estava cotado como o nome mais forte até a semana passada. Mas os analistas também disseram que Jojima não deverá mexer muito com os mercados, já que é provável que mantenha o status quo estabelecido pelo seu antecessor, Jun Azumi, em assuntos financeiros.

Na reforma ministerial, a ex-chanceler Makiko Tanaka foi escolhida como ministra da Educação. O atual chanceler Koichiro Gemba, o Chefe de Gabinete, Osamu Fujimura, o ministro de Indústria e Comércio, Yukio Edano, e o ministro da Defesa, Satoshi Morimoto, mantiveram seus cargos.

Já a pasta de Serviços Financeiros e Reforma Postal foi desmembrada em dois ministérios. Ikko Nakatsuka será incumbido dos Serviços Financeiros e Mikio Shimoji assumirá a Reforma Postal. As informações são da Dow Jones.

TAGS