PUBLICIDADE
Notícias

Forças somalis entram em cidade controlada por rebeldes

10:59 | 01/10/2012
Tropas da Somália entraram em Kismayo, sul do país, pela primeira vez desde que o Exército queniano expulsou os militantes rebeldes do grupo Al-Shabab. A cidade era o último bastião dos extremistas islâmicos, que nos últimos anos chegaram a dominar grandes partes da Somália, incluindo a capital, Mogadiscio.

Moradores afirmam que os soldados somalis entraram disparando tiros para o alto. Na sexta-feira, as forças do Quênia realizaram um ataque anfíbio na cidade portuária e forçaram a retirada dos integrantes da organização ligada à Al-Qaeda no fim de semana.

Forças da União Africana continuam a bombardear Kismayo e o comando da operação afirma que a parte norte da cidade já está sob controle. Um porta-voz do Al-Shebab disse que os militantes recuaram para organizar uma contraofensiva. O grupo ainda controla muitos vilarejos pobres no sul do país, mas a perda de Kismayo é importante, já que os militantes cobravam impostos dos produtos que passavam pelo porto do Oceano Índico. As informações são da Associated Press e Dow Jones.

TAGS