PUBLICIDADE
Notícias

Damasco acusa Estados Unidos e França de apoiarem o terrorismo na Síria

O governo sírio classifica de "terrorista" a oposição armada contra seu regime. Turquia também está entre os países acusados pelo ministro sírio

16:28 | 01/10/2012
NOVA YORK, Nações Unidas, 1 Out 2012 (AFP) -O ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Mouallem, acusou nesta segunda-feira, 1, Estados Unidos, França e Turquia "de incentivarem e apoiarem o terrorismo na Síria".

Na Assembleia Geral das Nações Unidas, Mouallem questionou as "declarações do Qatar, da Arábia Saudita, da Turquia, dos Estados Unidos e da França, que claramente incentivam e apoiam o terrorismo Síria, fornecendo dinheiro, armas e combatentes estrangeiros".

O governo sírio classifica de "terrorista" a oposição armada contra seu regime. Mouallem fez especial referência ao ataque de 26 de setembro contra a sede do Estado-Maior, em Damasco.

Ao citar o emissário Lakhdar Brahimi, ele ressaltou que "o êxito de qualquer esforço internacional (para resolver a crise síria) requer, além do compromisso do governo sírio, obter dos Estados que apoiam grupos armados (na Síria), em particular Turquia, Arábia Saudita, Qatar, Líbia e outros, o compromisso pelo fim do envio de armas, do financiamento, do treinamento e do abrigo a grupos terroristas". Esses países devem, pelo contrário, "promover o diálogo e a renúncia à violência".

Mouallem pediu que "todos os países representados na Assembleia Geral façam pressão para acabar com a violência, através do fim do armamento, financiamento e treinamento de grupos terroristas".

Ele também pediu que a oposição trabalhe ao lado do governo para pôr fim ao derramamento de sangue, destacando que Damasco "continua a acreditar em uma solução política" .

Por fim, criticou as sanções internacionais contra Damasco, argumentando que elas "prejudicam as condições de vida dos cidadãos sírios".

"Como podem impor sanções contra os bancos, o sistema de saúde e transportes, e fingir que se preocupam com o interesse dos sírios?", disse à tribuna da Assembleia.

TAGS