PUBLICIDADE
Notícias

Atentado suicida em mesquita deixa 42 mortos no Afeganistão

11:22 | 26/10/2012
AFP
AFP

CABUL, 26 Out 2012 (AFP) - Pelo menos 42 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta sexta-feira em um atentado suicida dentro de uma mesquita da cidade de Maymana, na região norte do Afeganistão, durante as orações da festividade muçulmana de Eid al-Adha.

O homem-bomba, que executou o ataque ao final da oração, usava um uniforme da polícia e detonou os explosivos no meio da multidão dentro da mesquita de Eid Gah, na capital da província de Faryab, afirmou o vice-governador Abdul Satar Barez.

O ataque matou 20 membros das forças de segurança afegãs - policiais, soldados e agentes de inteligência - e 22 civis, entre eles cinco crianças, segundo Barez.

Um membro do Parlamento procedente de Faryab, Naqeebullá Fayeq, que também se encontrava na mesquita no momento da explosão, contabilizou 47 mortos.

Cerca de cinquenta pessoas ficaram feridas, entre elas o chefe da polícia da província, Abdul Khalil Aqsai, segundo autoridades.

Muitos funcionários do governo provincial estavam na mesquita, lotada para o primeiro dos quatro dias do Eid al-Adha, celebrado em todo o mundo.

"Acabávamos de terminar a oração de Eid al-Adha, estávamos nos cumprimentando e abraçando quando aconteceu uma grande explosão, muito forte. Havia uma nuvem de poeira e pedaços de corpos, de policiais e civis, espalhados", explicou Barez.

"Os que deixam os muçulmanos de luto durante a feesta de Eid não podem ser considerados humanos e muçulmanos", afirmou o presidente Hamid Karzai em um comunicado.

O ataque não foi reivindicado até o momento, mas atentados similares são executados com frequência pelos talibãs, que tentam derrubar o governo apoiado pelo Ocidente do presidente Hamid Karzai, executam com frequência atentados suicidas.

O novo atentado foi executado após confrontos violentos no início da semana entre as forças de segurança afegãs e os talibãs nesta província.
As autoridades do país anunciaram as mortes de 25 talibãs, entre eles o mulá Yaar Mohammad, um comandante considerado o "governador fantasma" de Faryab, durante combates em um mercado local. Cinco policiais afegãos também morreram nos confrontos.

Os insurgentes talibãs mantêm "governadores fantasmas" em várias províncias para criar uma autoridade paralela ao governo, cobrando impostos e impondo uma forma radical da lei islâmica aos moradores.

A Otan mantém pouco mais de 100.000 soldados no Afeganistão e pretende, no prazo de dois anos, transferir as tarefas de segurança às forças locais.
O norte do Afeganistão era uma região relativamente calma desde que, em 2001, a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos expulsou do poder os talibãs, que concentraram as atividades no sul do país.

Mas nos últimos meses os extremistas ganharam terreno na região norte, apesar da presença de mais de 100.000 soldados da Otan no país.

Além disso, analistas consideram que os talibãs também ganham força em Cabul.

TAGS