PUBLICIDADE
Notícias

Território sírio escapa cada vez mais do controle de Assad, afirma insurgente

10:00 | 24/09/2012

ATME, 23 Set 2012 (AFP) - O território da Síria escapa cada vez mais do controle das forças do regime de Bashar al-Assad, e apenas a superioridade aérea permite que não sejam superadas, afirmou à AFP um coronel insurgente.

"Com ou sem a ajuda externa que pode ser fornecida, a queda do regime é uma questão de meses, não de anos", disse o coronel Ahmad Abdel Wahab, entrevistado na localidade de Atme, perto da fronteira turca.

Wahab afirma que comanda uma brigada de 850 homens do Exército Sírio Livre (ESL).

"Se tivéssemos armas antiaéreas e antitanques eficazes, poderíamos tomar a dianteira muito rapidamente. Mas, mesmo que os outros países não nos entreguem, de todas as maneiras venceremos. Levará mais tempo, apenas isto", afirmou.

"Nós controlamos a maior parte do país. Na maior parte das regiões, os soldados estão prisioneiros em seus quartéis. Saem muito pouco, mas nós atuamos de acordo com nossa vontade quase em todas as partes, exceto Damasco".

"Basta evitar as grandes estradas para que possamos nos deslocar como queremos", disse.

Não é possível confirmar as declarações de forma independente pelas fortes restrições aos deslocamentos dos meios de comunicação estrangeiros impostas pelo regime desde o início do conflito, há 18 meses.

Wahab afirmou que há nove meses era coronel do Exército, mas desertou em consequência da "magnitude dos crimes do regime, que massacra a própria população".

O coronel rebelde afirma comandar quatro batalhões, reunidos na brigada "Naser Salahedin", em Aleppo e sua região. Também alega participar na reunião cotidiana dos líderes insurgentes na grande cidade do norte da Síria, que repassa instruções aos rebeldes.

TAGS