PUBLICIDADE
Notícias

Suposto responsável pelo filme que ofende Maomé é detido nos EUA

07:05 | 28/09/2012
Americano de origem egípcia é detido pela polícia de Los Angeles e tem pedido de fiança negado. Ele teria infringido as regras de sua liberdade condicional.

O homem que seria o responsável pelo filme que despertou protestos de muçulmanos pelo mundo foi detido na noite desta quinta-feira (27/09) pela polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Nakoula Basseley Nakoula, de 55 anos, foi acusado de ter infringido as regras de sua liberdade condicional, relacionada com delitos anteriores. Segundo o procurador Robert Dugdale, Nakoula teria cometido oito violações, incluindo mentir a oficiais que controlavam sua liberdade condicional e usar nomes falsos.

Nakoula também teve o pedido de fiança negado. A juíza Suzanne Segal justificou a decisão afirmando que ele poderia fugir e representa um risco para a sociedade. "A corte tem uma carência de confiança no acusado", afirmou a juíza.

Nas últimas duas semanas, oficiais investigaram se o cristão copta de origem egípcia teria violado os termos de sua soltura enquanto filmava A Inocência dos Muçulmanos. O filme, que apresenta o profeta Maomé de forma negativa, foi rodado no verão de 2011 perto de Los Angeles.

Em 2010, Nakoula havia sido condenado a 21 meses de cadeia por fraude bancária e roubo de identidade. Ele foi solto em junho de 2011, mas estava em liberdade condicional desde então. Depois da polêmica envolvendo o filme, passou a viver escondido. Ele havia sido detido por um breve período no início de setembro.

RO/rtr/dpa/afp/lusa
Revisão: Alexandre Schossler

TAGS