PUBLICIDADE
Notícias

Rebeldes tomam posto na fronteira entre Síria e Turquia

18:48 | 19/09/2012
Rebeldes tomaram o posto de fronteira de Tal Abyad, nos limites entre Síria e a Turquia, nesta quarta-feira. Eles retiraram a bandeira atual da Síria, a substituíram pela bandeira dos insurgentes sírios e permitiram que pessoas - algumas comemorando, outras feridas - passassem por baixo da barreira de arame farpado. Enquanto isso, o presidente da Síria, Bashar Assad, teve uma reunião em Damasco com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi. O chanceler iraniano pediu uma solução síria para a guerra civil que atinge o país. Damasco foi atingida hoje por duas bombas, que deixaram um número não informado de baixas.

Salehi, que nesta semana pediu por um cessar-fogo entre as tropas do governo e os insurgentes, hoje afirmou que isso deveria ser feito em "parceria com as organizações internacionais e regionais". Após o encontro, Assad disse que a guerra em que a Síria mergulhou atinge não apenas o país, mas tem como objetivo atacar o "eixo da resistência", um termo que Síria, Irã e o movimento xiita libanês Hezbollah usam para designar a si próprios, devido à oposição comum a Israel.

Assad também disse que a Síria "mostrou abertura e lidou com todas as iniciativas para encontrar uma solução para a crise. A chave para o sucesso de uma iniciativa é a sinceridade das intenções que estão por trás dela".

Em Washington, a administração Obama informou que identificou 117 aviões iranianos que estão transportando armamentos e homens para a Síria, disfarçados como "ajuda humanitária". Os EUA pressionam o governo iraquiano a não permitir que aviões do Irã com destino à Síria atravessem seu espaço aéreo. O Departamento do Tesouro americano disse que os aviões são das empresas Iran Air, Mahan Air e Yas Air. O governo do Irã nega enviar combatentes a Damasco em apoio a Assad, seu aliado regional.

A captura de Tal Abyad dá um impulso estratégico e logístico para a oposição, facilitando a passagem de suprimentos e provendo uma área de controle, que é chave para que os rebeldes possam fazer avanços na guerra civil contra o regime de Assad.

As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

TAGS