PUBLICIDADE
Notícias

Partido deixa coalizão e 6 ministros renunciam na Índia

10:29 | 21/09/2012
O partido indiano Congresso Trinamool informou nesta sexta-feira que seis de seus membros que ocupam a chefia de ministérios vão deixar o governo. A decisão foi tomada após os líderes do partido se encontrarem com o primeiro-ministro, Manmohan Singh, que já aceitou as renúncias. A decisão é um protesto contra reformas pró-mercado promovidas pelo governo.

O Congresso Trinamool havia ameaçado deixar a coalizão de governo na terça-feira, quando o ministro-chefe do Estado Bengala Ocidental, Mamata Banerjee, pediu que o governo desistisse de reformas que permitem maiores investimentos estrangeiros em setores como varejo, aviação e comunicação.

Os 19 assentos do Trinamool no Parlamento ajudavam a Aliança Progressiva Unida a manter uma maioria confortável. Entretanto, mesmo com a saída desse aliado, o dominante Partido do Congresso deve conseguir manter seu controle do Parlamento, pois suas propostas de reforma contam com o apoio de outros parceiros e de partidos independentes.

O premiê Singh deve fazer um discurso em cadeia nacional de televisão ainda nesta sexta-feira, para explicar ao povo as razões das reformas anunciadas, consideradas as mudanças mais importantes na economia do país desde sua abertura, em 1991.

Os ministros que renunciaram são: Sudip Bandhyopadhay (Saúde), Sultan Ahmed (Turismo), Sougata Roy (Desenvolvimento Urbano), Sisir Adhikary (Desenvolvimento Rural), Choudhury Mohan Jatua (Informação e Radiodifusão) e Mukul Roy (Ferrovias). As informações são da Dow Jones.

TAGS