PUBLICIDADE
Notícias

Paradeiro de Xi Jinping continua desconhecido

12:16 | 11/09/2012
O paradeiro do vice-presidente chinês Xi Jinping continuava desconhecido nesta terça-feira, dez dias depois de sua última aparição pública.

Xi, de 59 anos, é considerado o mais provável sucessor do presidente Hu Jintao. Seu sumiço dos holofotes desencadeou uma série de especulações sobre seu paradeiro, principalmente nas redes sociais.

Questionado hoje durante uma entrevista coletiva em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong lei, disse "não ter informações sobre esse assunto".

Quando um repórter perguntou se Xi "ainda está vivo", Hong respondeu: "Espero que vocês tenham perguntas mais sérias a fazer".

As especulações ganharam força depois de Xi ter desmarcado uma série de eventos oficiais nos últimos dias, inclusive recepções a líderes estrangeiros. Sua última aparição pública foi a sessão inaugural da academia de treinamento do Partido Comunista, em 1º de setembro.

Os rumores vão desde a necessidade de repouso por causa de ferimento sofrido durante alguma prática esportiva à possibilidade de um derrame, de um atentado ou de um simples afastamento para tratar do processo de sucessão na cúpula do governo chinês, previsto para começar dentro de algumas semanas. As informações são da Associated Press.

TAGS