PUBLICIDADE
Notícias

Palestinos criticam posição democrata sobre Jerusalém

11:58 | 06/09/2012
Políticos palestinos criticaram nesta quinta-feira a decisão de Partido Democrata de incluir em sua plataforma de governo o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.

Nabil Abu Rudeina, conselheiro do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas, qualificou a decisão do Partido Democrata como "propaganda eleitoral".

Segundo ele, o não reconhecimento à reivindicação palestina de ter Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado "destruiria o processo de paz" e levaria a uma "guerra interminável".

O reconhecimento foi reincorporado ontem à plataforma democrata. Segundo o texto, "Jerusalém é e continuará a ser a capital de Israel".

Na terça-feira, o reconhecimento havia sido retirado do documento, o que levou os republicanos a colocarem em dúvida o apoio do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a Israel.

Oficialmente, a política externa norte-americana considera o status de Jerusalém uma questão a ser resolvida por meio de negociações.

Tanto israelenses quanto palestinos reivindicam Jerusalém como capital. A cidade - sagrada para cristãos, judeus e muçulmanos - foi capturada por Israel em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias.

Anos mais tarde, o governo israelense anexou a cidade e a declarou sua capital "eterna e indivisível". As iniciativas israelenses, no entanto, são rechaçadas pela comunidade internacional, que defende uma solução negociada.

Os palestinos reivindicam o setor árabe da cidade, conhecido como Jerusalém Oriental, como capital de seu futuro Estado independente e soberano.

Autoridades israelenses não comentaram o assunto. As informações são da Associated Press.

TAGS