PUBLICIDADE
Notícias

Líbia decide dissolver as milícias armadas ilegítimas

15:30 | 23/09/2012

Benghazi, 23 Set 2012 (AFP) - As autoridades líbias anunciaram na noite de sábado que decidiram dissolver todas as milícias e grupos armados que não estão vinculados à autoridade do Estado, um dia depois da rebelião dos habitantes de Benghazi (leste) contra as milícias.

O presidente da Assembleia Nacional líbia, Mohamed Al Megaryef, anunciou a dissolução de todas as brigadas e formações armadas que não estão submetidas à legitimidade do Estado.

O governo líbio decidiu ainda criar um centro operacional em Benghazi, que reunirá o Exército, tropas do ministério do Interior e brigadas de ex-rebeldes ligadas ao ministério da Defesa.

O Estado-Maior ficará responsável por impor sua autoridade às brigadas que integram o Exército, com oficiais das tropas oficiais no comando das formações de ex-rebeldes que combateram o regime de Muamar Kadhafi.

Um juiz investigará os atos de violência de sexta-feira, quando milhares de moradores protestaram pacificamente em Benghazi contra as milícias e centenas atacaram os quartéis, com um saldo de 11 mortos e dezenas de feridos.

O Exército líbio expulsou neste domingo uma milícia que ocupava uma instalação militar na estrada do aeroporto de Trípoli.

Membros da milícia foram detidos e armas apreendidas.

TAGS