PUBLICIDADE
Notícias

Governo francês vai simplificar critérios de naturalização

10:46 | 28/09/2012

PARIS, 28 Set 2012 (AFP) -A França simplificará os critérios para a aquisição da nacionalidade, suprimindo, entre outras condições, a obrigação de ter um contrato de trabalho fixo e de responder um questionário sobre a história e cultura francesas, anunciou nesta sexta-feira o governo.

"É importante afirmar a forte vontade de integração por meio da naturalização. Não há que temer esses novos franceses, que são uma força" para o país, declarou o ministro do Interior Manuel Valls, de origem espanhola e que adquiriu a nacionalidade francesa aos 20 anos de idade.

"Não se trata de abrir um debate sobre a identidade nacional, mas corrigir critérios penalizantes" adotados em 2011 pelo precedente governo de direita.

"Nos próximos dias" serão transmitidas às prefeituras os novos dispositivos, indicou.

As mesmas preveem suprimir o questionário sobre "a história, a cultura e a sociedade francesa" criado pelo governo anterior. Contudo, "o conhecimento da língua francesa e a adesão aos valores" da República vão continuar sendo critérios de decisão, afirmou Valls.

Os outros critérios dizem respeito à duração da estadia na França, "a estabilidade familiar" e o emprego. Mas a obrigação de ter um contrato de trabalho fixo será abolida.

Segundo o ministro, "uma série de travas perniciosas" fez diminuir em 30%, entre 2010 e 2011, o número de nacionalizações na França.

Em 2010, cerca de 120.000 pessoas adquiriram a nacionalidade francesa, mas boa parte delas de maneira automática (as pessoas nascidas na França de pais estrangeiros e que residem na França adquirem automaticamente a nacionalidade aos 18 anos de idade).

TAGS