PUBLICIDADE
Notícias

Farc confirmam em Cuba início de negociações de paz para a Colômbia

17:05 | 04/09/2012

HAVANA, 4 Set 2012 (AFP) - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) confirmaram nesta terça-feira, 4, em Havana o início das negociações de paz com o governo de Juan Manuel Santos, por meio uma mensagem gravada de seu líder Timoleón León Jiménez (Timochenko).

A mensagem anuncia "o encerramento das conversas exploratórias e o início das negociações como parte do árduo, mas necessário caminho da construção da paz, estável e duradoura para a Colômbia", disse o Comandante Mauricio Jaramillo, ao lado de outras cinco pessoas, no Palácio de Convenções de Havana.

A delegação das Farc no encontro exploratório, integrada por Jaramillo, Andrés Paris, Ernest Aguilar, Sandra Ramírez e Marcos León, marcou uma entrevista coletiva à imprensa para quinta-feira às 10h00 locais (11h00 de Brasília) no mesmo local, sem dar maiores detalhes.

O breve contato com a imprensa ocorreu uma hora depois de, em Bogotá, o presidente Santos ter anunciado o início das negociações para a primeira quinzena de outubro, em Oslo, para tenta pôr fim a um conflito armado que dura 48 anos, o mais prolongado e o único que ainda se desenvolve na região.

As conversações, durante as quais não serão interrompidas as operações militares nem a atividade guerrilheira, "começarão em Oslo na primeira quinzena de outubro" para serem transferidas depois para Havana, disse Santos em um discurso à nação.

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), fundadas em 1964 e que contam atualmente com cerca de 9.200 guerrilheiros, são a guerrilha mais antiga da América Latina.

TAGS