PUBLICIDADE
Notícias

EUA farão o que devem para impedir arma nuclear do Irã

10:38 | 25/09/2012

WASHINGTON, 25 Set 2012 (AFP) -O presidente Barack Obama afirmará nesta terça-feira na ONU que os Estados Unidos "farão o que devem" para impedir que o Irã obtenha a arma nuclear, segundo trechos divulgados do discurso.

Obama também pretende falar sobre a violência no Oriente Médio provocada pela divulgação de um vídeo anti-islâmico na internet e que provocou a morte do embaixador americano na Líbia, além de manifestações de protesto em vários países árabes, em um discurso na Assembleia Geral da ONU a apenas seis semanas das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

"Não se enganem: um Irã com armas nucleares não é um desafio que pode ser contido. Isto ameaçaria com a eliminação de Israel, a segurança das nações do Golfo e a estabilidade da economia global", alertará Obama, de acordo com trechos do discurso antecipados pela Casa Branca.

"É por isto que os Estados Unidos farão o que devem para prevenir que o Irã obtenha uma arma nuclear", dirá o presidente americano.

O democrata também pretende defender uma ação internacional para acabar com o conflito na Síria.

Sobre o Oriente Médio, Obama afirmará que "nosso futuro deve ser determinado por pessoas como (o embaixador assassinado na Líbia em 11 de setembro) Chris Stevens, e não por seus assassinos".

"Hoje, devemos declarar que a violência e a intolerância não têm espaço entre as Nações Unidas".

"Não há palavras que desculpem a morte de inocentes. Nenhum vídeo pode justificar o ataque a uma embaixada. Nenhuma calúnia pode servir de desculpa para que pessoas incendeiem um restaurante no Líbano, destruam uma escola na Tunísia ou provoquem morte e destruição no Paquistão".

Ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, Obama, que permanecerá apenas 24 horas em Nova York para acompanhar a Assembleia Geral da ONU, não tem previsto manter reuniões bilaterais com outros chefes de Estado, uma tarefa que atribuiu à secretária de Estado Hillary Clinton.

TAGS