PUBLICIDADE
Notícias

Espanha: Governo elogia repressão a manifestantes

11:39 | 26/09/2012
O governo da Espanha elogiou nesta quarta-feira a violenta repressão policial aos protestos realizados ontem em frente ao Parlamento contra o aprofundamento das medidas de austeridade no país. De acordo com informações divulgadas hoje, pela polícia espanhola, 64 pessoas ficaram feridas em choques entre manifestantes e as forças de segurança em Madri, ao passo que 38 foram detidas.

"Eu parabenizo a polícia", declarou o ministro do Interior, Jorge Fernandez Diaz. "Eles cumpriram o seu dever", prosseguiu o ministro.

Cristina Cifuentes, do Partido Popular (conservador, situação), atribuiu os incidentes à "violência extrema de alguns manifestantes".

A oposição ao primeiro-ministro Mariano Rajoy, por sua vez advertiu que o governo deveria dar ouvidos ao descontentamento da população e que algumas imagens mostram a tropa de choque investindo com "brutalidade pura".

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e a Esquerda Unida (IU), ambos opositores, denunciaram a reação das forças de segurança como "repressivas, desproporcionais e excessivas".

Cerca de seis mil pessoas participaram do protesto ocorrido na terça-feira em frente ao Parlamento espanhol, em Madri. Outra manifestação está convocada para esta quarta-feira, anunciaram os organizadores em seu site oficial.

A manifestação de ontem foi organizada sob o slogan "Ocupe o Congresso" e levou às ruas pessoas cansadas com os nove meses de medidas de austeridade implantadas pelo primeiro-ministro Mariano Rajoy em um momento no qual a taxa de desemprego supera a marca de 20%.

A polícia tentou impedir a golpes de cassetetes que os manifestantes parassem o trânsito e se aproximassem do Parlamento.

Sob a condição de anonimato, uma porta-voz das forças de segurança disse nesta quarta-feira que 27 dos feridos são policiais.

O governo deve apresentar uma nova rodada de medidas de austeridade na quinta-feira, quando anunciará o orçamento para 2013. As informações são da Associated Press.

TAGS