PUBLICIDADE
Notícias

Espanha apresenta plano para orçamento de 2013

13:55 | 27/09/2012
O governo da Espanha apresentou nesta quinta-feira um novo pacote de reformas econômicas e seu projeto de orçamento para 2013, em meio a crescentes tensões políticas e sociais e renovados temores com a economia do país nos mercados financeiros.

A vice-primeira-ministra da Espanha, Soraya Saenz de Santamaría, disse em uma coletiva de imprensa que o governo também planeja usar quase 3,06 bilhões de euros do fundo de reservas de pensões do país "para cobrir algumas necessidades do Tesouro". Mas ela não deu mais detalhes sobre o assunto. Criado na década de 1990 para garantir o pagamento das aposentadorias, o fundo tinha 66,8 bilhões de euros no fim do ano passado, levantados por meio de contribuições de seguridade social de trabalhadores espanhóis.

O governo também confirmou hoje que vai criar uma agência para monitorar o orçamento das administrações regionais e garantir que elas cumpram as medidas para controlar os gastos e reduzir o déficit para 4,5% do PIB no ano que vem. Santamaría comentou que os gastos públicos respondem por 63,5% do orçamento espanhol e por isso é importante controlá-los. Quanto às receitas, a vice-premiê disse que a arrecadação do governo está em linha com as projeções.

Mesmo assim, o governo estima que a economia deve continuar encolhendo, com retração de 0,5% em 2013. "Nós prevemos uma destruição de empregos mais leve no ano que vem", comentou o ministro de Orçamento, Cristóbal Montoro. Ele disse ainda star confiante que a meta de um déficit orçamentário de 6,3% este ano será cumprida, tanto pelo governo central como pelas administrações regionais.

Santamaría comentou também que o governo deve apresentar outros projetos de reformas para impulsionar a competitividade da economia. Uma mudança na idade mínima de aposentadoria não está descartada. As informações são da Dow Jones.

TAGS