PUBLICIDADE
Notícias

China investiga uso de crianças como cobaias com arroz transgênico

Em um comunicado, o Greenpeace afirma que o arroz geneticamente modificado foi utilizado para reduzir as carências de vitamina A e para alimentar 24 crianças de seis a oito anos em 2008

14:02 | 11/09/2012
NULL
NULL

XANGAI, 11 Set 2012 (AFP) - As autoridades chinesas iniciaram uma investigação para verificar se mais de 20 crianças foram alimentadas com arroz geneticamente modificado e utilizados como cobaias em estudos de cientistas da China e dos Estados Unidos, informou a agência oficial Xinhua.

O Centro Chinês para o Controle e a Prevenção de Doenças já suspendeu o pesquisador Yin Shi'an por seu envolvimento no projeto, depois que foram apresentadas demandas que afirmam que as crianças foram alimentadas com o arroz, conhecido como "arroz de ouro".

A organização não-governamental Greenpeace apresentou as ações. Em um comunicado publicado em agosto, a ONG afirma que o arroz geneticamente modificado foi utilizado para reduzir as carências de vitamina A e para alimentar 24 crianças de seis a oito anos em 2008. As experiências aconteceram na província de Hunan, denunciou.

Segundo o Greenpeace, os cientistas americanos envolvidos são ligados a um centro para a alimentação da Universidade de Tufts, em Boston.

"É incrivelmente perturbador pensar que um organismo de pesquisa americano utilizou crianças chinesas como cobaias para alimentos geneticamente modificados", lamenta a ONG.
O organismo chinês para a prevenção de doenças negou ter autorizado ou participado nos testes clínicos, segundo a Xinhua.

A publicação de um artigo sobre as pesquisas em uma revista especializada americana, a "American Journal of Clinical Nutrition", também não foi submetida à aprovação do ministério chinês da Saúde, completou a agência.

Os defensores do arroz geneticamente modificado, cuja cor varia entre amarelo e laranja, afirmam que o produto poderia reduzir a mortalidade infantil com vitamina A às crianças com carência nutricional.

TAGS